Olá, professores e alunos
Este post é para dividir como vocês a organização do conteúdo anual programático de 2018.
1º Trimestre-
Fevereiro- Gêneros Textuais: Conto Fantástico e Narrativo, Elementos da Narrativa;
Março- Suporte onde transitam estes gêneros, Autores: Irmãos Grimm, Clarice Lispector, Ruth Rocha, Lewis Carroll, Machado de Assis;
Abril- Conto Maravilhoso, Revisão dos conteúdos; Adquirindo vocabulário;
Maio- Projeto " Mãe.com", Narrativa de memória e Diário, Diário de Anne Frank;
2º Trimestre
Maio- Encerramento do trimestre, Revisão dos conteúdos, Livro extraclase O príncipe e o mendigo de Mark.T;
Junho- Introdução ao gênero Poema, Livro extraclasse O príncipe e o mendigo de Mark. T;
Julho- Gênero textual e literário Poema, PoemaXPoesia, Poetas brasileiros (a) Cecília Meireiles, Mario Quintana, Manoel de Barros, Vinicius de Moraes, Clarice Freire;
Agosto- Projeto Descubra o Brasil ( Folclore), Feira expositiva danças folclóricas, Gênero História em Quadrinhos, Surgimento das Histórias em quadrinhos, HQsXCartum;
3º Trimestre-
Agosto- Encerramento do trimestre, Projeto Pai.com, Gênero Anedota ( piadas);
Setembro- Gênero textual Carta e e-mail;
Outubro- Carta de reclamação, Textos opinativos;
Novembro-Projeto Mais Leitura, Revisão dos conteúdos;
Dezembro- Textos Natalinos, Encerramento do ano letivo
Redação-
1º Trimestre-
1. As partes da redação
2. Elementos estruturais da narrativa (personagem, tempo, lugar, conflito)
3. A verossimilhança na narrativa
4. Narração-tipos de narrador
5. Tipos de discurso na narrativa
6. Tipos de narrativa
7. Linguagem formal e informal
8. Tema e título - fatores componentes da construção textual
9. Construção da personagem
10. Enredo linear e não-linear
11. A construção do enredo
12. Produção de texto
2º Trimestre
1. As qualidades de um texto
2. O conto e sua construção
3. Denotação e Conotação
4. A fábula e sua construção
5. Uso do Por que
6. OralidadeXEscrita
7. A carta do leitor
3º Trimestre
1. Carta Comercial
2. O cartaz
3. Linguagem e Comunicação
4. Como fazer um trabalho escolar - estrutura.
5. Resumo de texto
6. Concordância verbal e nominal
Espero que gostem!

Como eu estava precisando dessa ajuda. Há muito tempo, eu não trabalhava com o Fundamental II. Eu não sabia que conteúdos trabalhar. Foi boa demais essa ajuda. E o fato de você tê-los compartilhado, foi de grande ajuda para mim, e tenho certeza que para outros também. Bênçãos divinas sobre você. Obrigada.
ResponderExcluir