sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Coquetel de lançamento do livro da Míriam Leitão


Olá, professores e professoras!

Hoje estou aqui para falar um pouco da experiência de conhecer a jornalista e escritora Míriam Leitão do Globo News.Bom,vou explicar tudo do início, tá? Na igreja onde frequento desde pequena tenho uma amiga que é assistente social. Ela já trabalhou no palácio Guanabara e agora trabalha no PAC social e em um trabalho social prestado por ela na cidade de Friburgo no tempo das fortes tempestades ela conheceu a sobrinha da Míriam Leitão que também é assistente social. Então ela foi apresentada a escritora e formaram um laço de amizade. A Tia Mirinha como gosta de ser chamada pelas crianças, falou do seu projeto para o dia do lançamento do seu livro infantil: "Flávia e o bolo de chocolate" na Livraria da Travessa no Leblon, mas queria a presença de crianças da comunidade, crianças menos favorecidas. Foi  aí que ela pediu a Rafa para conseguir 15 crianças que ela pagaria o transporte, o lanche e também daria o livro autografado. Ela disse que este seria seu presente de aniversário.  
Mas a Rafa precisava de pessoas para auxiliarem nesta tarefa, foi aí que ela me mandou um zap à noite perguntando se eu queria ir. Eu como amo literatura aceitei na mesma hora. Junto comigo foram mais três professoras: Natália, Beth e Jaqueline e também quatros pais. As crianças eram de bairros diferentes, um pouco do Boassú, um pouco de Itaoca e outro do Califórnia; todos os bairros de São Gonçalo. Assim no dia 17 de julho saímos em direção ao Shopping Leblon no Rio de Janeiro. As crianças ficaram encantadas diante da autora que foi super simpática e amorosa. Para retribuir uma das crianças escreveu uma cartinha em forma de agradecimento que foi lida na hora da abertura do coquetel. Foi uma tarde muito agradável e construtiva. Além da tarde de autógrafos, as crianças tiveram o privilégio de ouvir duas contadoras de histórias e também de colorir o livro.No local foi servido o bolo meio ao meio, metade chocolate preto e metade chocolate branco e de bebidas: chá gelado, água mineral e refrigerante. E sabe quem apareceu por lá a Rede Globo para cobrir o evento. Nossas crianças deram a entrevista e leram o livro para o jornalista. Uma experiência única como educadora, afinal não estava com minha turma de costume, mas mesmo assim consegui cativar aquelas crianças e me afeiçoei a elas. Também não estava com o corpo docente que costumo trabalhar, apesar de conhecer duas das professoras.
O livro fala sobre o respeito à diversidade e aborda o tema do racismo de uma forma tão leve e natural que até mesmo um adulto entenderia. Já que acho que as crianças são muito mais sensíveis que nós para alguns assuntos. As ilustrações são de Bruna Assis Brasil. Na próxima postagem falarei sobre o projeto desenvolvido em sala de aula a partir do livro. Fiquem com algumas fotos do evento e o vídeo da entrevista. 

 Sinopse: Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom - tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, a autora, ganhadora do Prêmio FNLIJ 2014 na categoria Escritor Revelação por seu livro infantil de estreia, A perigosa vida dos passarinhos pequenos, mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico.


Vejam as fotos: 




As crianças e a Tia Míriam Leitão. 


Eu a a escritora Míriam Leitão. 


As crianças nas atividades extras. 


A nossa equipe! 




Espero que tenham gostado! 
Beijos da Tia Rê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário