quinta-feira, 20 de agosto de 2015

5 Dicas para uma boa Alfabetização e letramento dos pequenos.


Olá, professores e professoras!
Você que assim como eu tem está responsabilidade nas mãos de alfabetizar. É uma tarefa que exige alguns cuidados se queremos que os nossos alunos consigam alcançar estes objetivos. Vamos algumas dicas bem simples que comigo tem dado certo!


1° Ter uma ambiente propício: sim devemos arrumar a sala de forma a convidá-los a participar e se interessar pelo mundo da leitura e escrita. Está fase deve ser para eles uma alegria, ou melhor um mundo de descobertas. Faça cartazes que auxiliarão ao aluno se ele precisar. Assim estimularemos a memória, até que esse possa abstrair os conteúdos ali expostos. Faça alguns cartazes com ajuda deles, para que se sintam participantes deste momento. Esqueça um pouco a perfeição e deixe eles participarem deste momento.






















*Levei uma caixa de gelatina. Eles leram o rótulo e depois colei na lousa e escrevi as sílabas e a palavra.




2° Não oferecer nada pronto: devemos nos conter quando o aluno erra alguma atividade, ou troca alguns fonemas na hora da leitura e sílabas na hora da escrita. O aluno deve aprender a se autocorrigir, assim se tornara autônomo e terá segurança na hora de ler ou  fazer uma atividade sozinho. Eu costumo perguntar quando eles respondem algo errado ou fazem uma atividade errada : _ Será que é isso mesmo? Será que se lê assim ou se escreve assim? Aí já estou dando a dica de algo está errado e eles precisam corrigir. Nunca dê resposta prontas, pois estará acostumando-os mal. Eles precisam acima de tudo se tornarem seres pensantes e críticos do mundo que os cercam, não apenas copiadores e repetidores de respostas prontas.















* Minha turma do 1° ano.



3° Procure ser claro nas suas palavras: não devemos ter apenas uma boa grafia, mas também uma boa dicção. Se você não falar com clareza o aluno poderá entender errado e assim escrever errado. Algumas de nossas  sílabas têm sons bem parecidos: x-"ch", z-s, je-ji-ge-gi. entre outros. E também temos os pares mínimos  como; v-f nas palavras faca-vaca entre outros. Se não pronunciarmos a palavra com clareza então confundiremos nossos alunos. Fale devagar, mantenha um timbre firme. Está é uma técnica legal na hora de auxiliar o aluno na autocorreção. Veja: se ele escrever a palavra  comida, desta forma:  " tomida", você repete pausadamente o que ele escreveu, logo ele vera que aquele som não é o que que queria e assim fará a relação entre som e a escrita, que cada som têm a sua representação gráfica.


4° Estimular a leitura sempre que puder levá-los a uma sala de leitura, ou se na sua escola não tiver uma. Peça doações de livros e monte uma pequena sala de leitura dentro da sua sala. Num cantinho reservado. Mostre como o aluno deve se comportar e uma sala de leitura. Estimule a troca de livros. Isto já foi comprovado e é muito importante.

















*Projeto de leitura do livro da Míriam Leitão a quem tive o prazer de conhecer.




















5° Abuse dos jogos de memória, de fase, adivinhas, brincadeiras de roda. Pode parecer estranho mais a escrita depende de um todo. A criança precisa ter uma ótima noção de lateralidade para não trocar algumas letras, como o: b-d. Precisa também desenvolver a concentração, o autocontrole, o respeito as regras, Então faça bastantes jogos. E também use a tecnologia a seu favor. O livro didático, Buriti da Editora Moderna, que a escola adotou é excelente, pois oferecem jogos didáticos que estão de acordo com o conteúdo trabalhado durante o ano letivo, não apenas isso mas uma plataforma que auxilia os professores e os alunos. Mas se você não utiliza este livro, procure na internet jogos e brinquem com eles. Mostre que a internet também tem muito a oferecer se eles procurarem corretamente. Ensine-os.









*Eles indo jogar o Mistério do Sonhos. Jogo vinculado ao livro Buriti da Editora Moderna.




Espero que estas dicas contribuam com sua prática, sei que algumas você já conhece algumas delas.
Se você tiver outra dica deixe-a no comentário abaixo!







Beijos da Tia Rê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário