quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Senão fosse você...Homenagem ao Dia dos Professores!


Olá! Esta postagem é homenagem ao Dia dos professores.
Ela é para você e todos os meus professores.

Senão fosse você...
 as portas não se abririam
Se não fosse você
talvez nem ler eu saberia!

                  Renata Stefânia


       Desde pequena uma das minhas brincadeiras preferidas era imitar meus professores. O tempo foi passando e fui percebendo que este era meu legado, isso mesmo meu legado. Graças a Deus sempre tive professores maravilhosos que sempre me serviram de inspiração. Pessoas fundamentais na minha vida que acreditaram em mim e me ajudaram a realizar meu sonho de também ser professora. O que me chama mais atenção nesta profissão é o desprendimento de ensinar, de ajudar o outro a construir seu futuro, isso pode parecer algo simples, mas não é. Ao observar meus alunos hoje em dia e ver que o mundo é tão antigo, mas ainda causa tanto encanto. O conhecimento realmente é um latifúndio!  E posso  dizer que o que me espanta é saber que a cada dia novas coisas surgem , então continuamos a buscar novas respostas.Este amor em conhecer também é o  motivo para ensinar.Aprendi também que com o amor se ensina muito mais e também se aprende muito mais.Outra característica do professor é a força e resiliência para superar situações difíceis em sala de aula ou fora dela. " Nós sempre buscamos soluções"! Mais uma das características mais valiosas é ser um contador de história. Como isso me marcou muito na minha infância, as histórias trabalham nosso s medos, frustrações e nos ajudam a encontrar possíveis soluções. Um professor que sabe contar histórias cativa seus alunos e a si mesmo. Como disse Augusto Cury " Jesus foi um grande mestre, pois contava parábolas". Ele contava histórias. 
         Sei que atualmente o modelo de aluno é muito diferente, sei que professores estão descontentes com a profissão escolhida. Às vezes diante dos problemas eu também me questionava: Será que vale estudar e trabalhar tanto? E respondo, sim vale, pois foi por causa destes  professores que não desistiram de mim que hoje tenho uma profissão, uma bela profissão. Digo para muitas pessoas que amo meus alunos e sou apaixonada por esta profissão. É por eles que não desisto e por eles que insisto. Para que um dia eu possa ouvir: professora: _ eu venci! 
 A todos vocês mestres: um Feliz Dia! Um Feliz ano! E o meu muito obrigada! :)


Esta música é para você! 



terça-feira, 15 de setembro de 2015

Uma produção de texto bem diferente!

Olá! Este post é diferente!
Hoje venho aqui compartilhar um texto produzido em conjunto pelos meus alunos, um gênero textual: uma receita. Em primeiro lugar pedi que pesquisassem uma receita típica da festa junina. Depois com os resultado mostrei como e produz este gênero e para que ele serve. E  o que resultou foi uma receita bem divertida. Cada aluno criou uma frase e no final saiu esta receita. Eu escrevi no quadro e eles copiaram em seus cadernos e ilustraram, foi bem divertido! Nesta atividade também podemos ressaltar a importância dos números para o homem, já que eles são fundamentais para que a receita seja feita com sucesso.  Leia a receita abaixo:


Texto Coletivo criado pelos alunos do 1°Ano do C.S.F.A

Receita da diversão

-100 gargalhadas
-100 brincadeiras
-100 pulos
-50 andadas de skate
-100 pulos de corda
-1000 piadas
-100 andadas de patinete
-100 voltas de bicicleta
-1000  banhos de praia
* Modo de preparo: junte tudo em uma bacia e seja feliz! 




É tão fácil ser feliz! 
Beijos da Tia Rê! 




quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Plano de aula: "Poema Sonata ao Luar de Manoel de Barros"


Olá!

O post de hoje é para dividir uma experiência Literária com vocês! 
A pouco tempo através do Canal de TV Gloob assisti uma poesia musicalizada do poeta Manoel de Barros.
Então entrei na internet e coloquei no Youtube para ver se achava mais vídeos e me surpreendi com um lindo trabalho feito pelo Grupo Crianceiras,músicas lúdicas e ao mesmo tempo com conteúdo e consistência. O Grupo dirigido pelo músico Márcio de Camillo conta com algumas crianças no vocal. 

Plano de Aula:

Duração: 1 dia

Objetivos: Identificar palavras diferentes na música, Identificar e apontar rimas, Interpretar a letra do poema,
Desenhar o que mais gostou da música, Trabalhar a coordenação motora. 
Material: rádio ou computador, folha ofício, lápis de cor e hidrocor. 

Desenvolvimento:
1° Passo: Boas -Vindas aos alunos, depois deste momento o professor deve pedir que os alunos fechem os olhos e escutem a música " Sonata ao luar". Se for preciso repita a música para que eles possam captar bem a letra, já que alguns deles podem estar ouvindo a música pela primeira vez. 
2° Passo; Depois de ouvida a música algumas perguntas a respeito da mesma serão feitas. Não esqueça de apresentar o poeta" Manoel de Barros"  e também o Grupo Crianceiras para elas. Os alunos também devem identificar  rimas na letra do poema para isso o professor deve explicar o que é  a rima, o verso. Deve-se fazer isto com exemplos claros e simples. Algumas palavras diferentes vão chamar a atenção dos pequenos tenha sempre um dicionário por perto e mostre para eles como se procura uma palavra  no dicionário. 
3° Passo: Dê uma folha em branco e peça para que desenhe o que mais gostou da música. Depois exponha na sala de aula ou em um mural na escola. 
4° Passo: Como possível tarefa de casa peça para quem puder escutar as outras músicas no Youtube que assim o faça. Na atividade escrita peça que eles criem versos no seu caderno. 

      " Devemos sempre estimular a interpretação dos nosso alunos, eles nunca devem ler por ler ou escutar uma música sem pensar sobre ela. Precisamos despertar o senso crítico das crianças!"
        Este plano de aula é intertextual e interdisciplinar, pois aborda as disciplinas: Português, Artes e também História e vários gêneros textuais. 


Letra da Música: Sonata ao Luar



Sombra Boa não tinha e-mail.

Escreveu um bilhete:
Maria me espera debaixo do ingazeiro
quando a lua tiver "arta".
Amarrou o bilhete no pescoço do cachorro
e atiçou:
Vai Ramela, passa!
Ramela alcançou a cozinha num átimo.
Maria leu e sorriu.
Quando a lua ficou "arta" Maria estava.
E o amor se fez
Sob um luar sem defeito de abril.
Manoel de Barros.

       


O vídeo e a Música: 


Alguns dos desenhos produzidos pelos meus alunos: 








Site do Crianceiras: http://www.crianceiras.com.br/projetoescola

Espero que gostem! 
Beijos da Tia Rê!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Meu amigo Alfabetinho : Conceitos de Fonética e Fonologia

Meu amigo Alfabetinho : Conceitos de Fonética e Fonologia: Algumas definições importantes sobre a Fonologia e  a Fonética:  Olá!   O post de hoje é sobre alguns conceitos estabelecidos por  Thaïs ...

Hoje é dia da Alfabetização!




" A mágica de ensina ler e escrever e de aprender a ler e escrever!" 
Renata Stefânia 

Conceitos de Fonética e Fonologia

Algumas definições importantes sobre a Fonologia e  a Fonética: 
Olá!  O post de hoje é sobre alguns conceitos estabelecidos por  Thaïs Cristófaro Silva em sua pesquisa acadêmica




Profa. Dra. Thaïs Cristófaro Silva e sua formação Pós-Doutorado pela PUCMINAS (2011). Marco Antônio de Oliveira.Pós-Doutorado pela Universidade de Newcastle (2002). Gerry Docherty.Doutorado pela Universidade de Londres (1992). Supervisor: Jonathan kaye.Honorary Visiting Fellow - Department of Portuguese and Brazilian Studies - Kings College London - Universidade de Londres (desde 1996),Professora Titular - FALE-UFMG (desde 1994).


    Segundo meus estudos e concepções todo professor alfabetizador deve conhecer a língua como os professores de letras a conhecem. Este conhecimento deve ser mais consistente e sólido. Então compartilho com vocês algumas das minhas anotações sobre a matéria estudada na disciplina Língua Portuguesa V.

Fone: unidade sonora atestada na produção da fala, precedendo qualquer análise. Os fones são segmentos vocálicos e consonantais encontrados na transcrição fonética.
Fonema: unidade sonora que distingue funcionalmente das outras unidades da língua, ou seja, o par mínimo.
Alofone: unidade que se relaciona à manifestação fonética de um fonema. Alofones de um mesmo fonema ocorrem e contextos exclusivos.

Variantes posicionais: alofones que dependem do contexto.Os pontos de articulação próximo ou sons foneticamente semelhantes.
Variantes livres: alofones que não dependem do contexto. Alofonia de /t/.
Par suspeito: representa um grupo de dois sons que apresentam características fonéticas semelhantes e devem ser caracterizados como fonemas ou como alofones.


Esta imagem é conhecida de muitos o aparelho fonador: 





Algumas Premissas:
1.     Os sons tendem a ser modificados pelo ambiente em que se encontram;
2    Os sistemas sonoros tendem a ser foneticamente simétricos;
3.    Os sons tendem a flutuar exemplo: o Mandari.
4   Sequências características de sons exercem pressão estrutural na interpretação fonêmica de segmentos não suspeitos e suspeitos.



Estes são alguns dos pontos importantes sobre Fonética e Fonologia se você quiser aprofundar-se no assunto segue indicação de leitura: 



Espero que gostem! Bjus da Tia Rê! 





sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Meu amigo Alfabetinho : Coquetel de lançamento do livro da Míriam Leitão

Meu amigo Alfabetinho : Coquetel de lançamento do livro da Míriam Leitão: Olá, professores e professoras! Hoje estou aqui para falar um pouco da experiência de conhecer a jornalista e escritora Míriam Leitão ...

Coquetel de lançamento do livro da Míriam Leitão


Olá, professores e professoras!

Hoje estou aqui para falar um pouco da experiência de conhecer a jornalista e escritora Míriam Leitão do Globo News.Bom,vou explicar tudo do início, tá? Na igreja onde frequento desde pequena tenho uma amiga que é assistente social. Ela já trabalhou no palácio Guanabara e agora trabalha no PAC social e em um trabalho social prestado por ela na cidade de Friburgo no tempo das fortes tempestades ela conheceu a sobrinha da Míriam Leitão que também é assistente social. Então ela foi apresentada a escritora e formaram um laço de amizade. A Tia Mirinha como gosta de ser chamada pelas crianças, falou do seu projeto para o dia do lançamento do seu livro infantil: "Flávia e o bolo de chocolate" na Livraria da Travessa no Leblon, mas queria a presença de crianças da comunidade, crianças menos favorecidas. Foi  aí que ela pediu a Rafa para conseguir 15 crianças que ela pagaria o transporte, o lanche e também daria o livro autografado. Ela disse que este seria seu presente de aniversário.  
Mas a Rafa precisava de pessoas para auxiliarem nesta tarefa, foi aí que ela me mandou um zap à noite perguntando se eu queria ir. Eu como amo literatura aceitei na mesma hora. Junto comigo foram mais três professoras: Natália, Beth e Jaqueline e também quatros pais. As crianças eram de bairros diferentes, um pouco do Boassú, um pouco de Itaoca e outro do Califórnia; todos os bairros de São Gonçalo. Assim no dia 17 de julho saímos em direção ao Shopping Leblon no Rio de Janeiro. As crianças ficaram encantadas diante da autora que foi super simpática e amorosa. Para retribuir uma das crianças escreveu uma cartinha em forma de agradecimento que foi lida na hora da abertura do coquetel. Foi uma tarde muito agradável e construtiva. Além da tarde de autógrafos, as crianças tiveram o privilégio de ouvir duas contadoras de histórias e também de colorir o livro.No local foi servido o bolo meio ao meio, metade chocolate preto e metade chocolate branco e de bebidas: chá gelado, água mineral e refrigerante. E sabe quem apareceu por lá a Rede Globo para cobrir o evento. Nossas crianças deram a entrevista e leram o livro para o jornalista. Uma experiência única como educadora, afinal não estava com minha turma de costume, mas mesmo assim consegui cativar aquelas crianças e me afeiçoei a elas. Também não estava com o corpo docente que costumo trabalhar, apesar de conhecer duas das professoras.
O livro fala sobre o respeito à diversidade e aborda o tema do racismo de uma forma tão leve e natural que até mesmo um adulto entenderia. Já que acho que as crianças são muito mais sensíveis que nós para alguns assuntos. As ilustrações são de Bruna Assis Brasil. Na próxima postagem falarei sobre o projeto desenvolvido em sala de aula a partir do livro. Fiquem com algumas fotos do evento e o vídeo da entrevista. 

 Sinopse: Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom - tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, a autora, ganhadora do Prêmio FNLIJ 2014 na categoria Escritor Revelação por seu livro infantil de estreia, A perigosa vida dos passarinhos pequenos, mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico.


Vejam as fotos: 




As crianças e a Tia Míriam Leitão. 


Eu a a escritora Míriam Leitão. 


As crianças nas atividades extras. 


A nossa equipe! 




Espero que tenham gostado! 
Beijos da Tia Rê! 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

5 Dicas para uma boa Alfabetização e letramento dos pequenos.


Olá, professores e professoras!
Você que assim como eu tem está responsabilidade nas mãos de alfabetizar. É uma tarefa que exige alguns cuidados se queremos que os nossos alunos consigam alcançar estes objetivos. Vamos algumas dicas bem simples que comigo tem dado certo!


1° Ter uma ambiente propício: sim devemos arrumar a sala de forma a convidá-los a participar e se interessar pelo mundo da leitura e escrita. Está fase deve ser para eles uma alegria, ou melhor um mundo de descobertas. Faça cartazes que auxiliarão ao aluno se ele precisar. Assim estimularemos a memória, até que esse possa abstrair os conteúdos ali expostos. Faça alguns cartazes com ajuda deles, para que se sintam participantes deste momento. Esqueça um pouco a perfeição e deixe eles participarem deste momento.






















*Levei uma caixa de gelatina. Eles leram o rótulo e depois colei na lousa e escrevi as sílabas e a palavra.




2° Não oferecer nada pronto: devemos nos conter quando o aluno erra alguma atividade, ou troca alguns fonemas na hora da leitura e sílabas na hora da escrita. O aluno deve aprender a se autocorrigir, assim se tornara autônomo e terá segurança na hora de ler ou  fazer uma atividade sozinho. Eu costumo perguntar quando eles respondem algo errado ou fazem uma atividade errada : _ Será que é isso mesmo? Será que se lê assim ou se escreve assim? Aí já estou dando a dica de algo está errado e eles precisam corrigir. Nunca dê resposta prontas, pois estará acostumando-os mal. Eles precisam acima de tudo se tornarem seres pensantes e críticos do mundo que os cercam, não apenas copiadores e repetidores de respostas prontas.















* Minha turma do 1° ano.



3° Procure ser claro nas suas palavras: não devemos ter apenas uma boa grafia, mas também uma boa dicção. Se você não falar com clareza o aluno poderá entender errado e assim escrever errado. Algumas de nossas  sílabas têm sons bem parecidos: x-"ch", z-s, je-ji-ge-gi. entre outros. E também temos os pares mínimos  como; v-f nas palavras faca-vaca entre outros. Se não pronunciarmos a palavra com clareza então confundiremos nossos alunos. Fale devagar, mantenha um timbre firme. Está é uma técnica legal na hora de auxiliar o aluno na autocorreção. Veja: se ele escrever a palavra  comida, desta forma:  " tomida", você repete pausadamente o que ele escreveu, logo ele vera que aquele som não é o que que queria e assim fará a relação entre som e a escrita, que cada som têm a sua representação gráfica.


4° Estimular a leitura sempre que puder levá-los a uma sala de leitura, ou se na sua escola não tiver uma. Peça doações de livros e monte uma pequena sala de leitura dentro da sua sala. Num cantinho reservado. Mostre como o aluno deve se comportar e uma sala de leitura. Estimule a troca de livros. Isto já foi comprovado e é muito importante.

















*Projeto de leitura do livro da Míriam Leitão a quem tive o prazer de conhecer.




















5° Abuse dos jogos de memória, de fase, adivinhas, brincadeiras de roda. Pode parecer estranho mais a escrita depende de um todo. A criança precisa ter uma ótima noção de lateralidade para não trocar algumas letras, como o: b-d. Precisa também desenvolver a concentração, o autocontrole, o respeito as regras, Então faça bastantes jogos. E também use a tecnologia a seu favor. O livro didático, Buriti da Editora Moderna, que a escola adotou é excelente, pois oferecem jogos didáticos que estão de acordo com o conteúdo trabalhado durante o ano letivo, não apenas isso mas uma plataforma que auxilia os professores e os alunos. Mas se você não utiliza este livro, procure na internet jogos e brinquem com eles. Mostre que a internet também tem muito a oferecer se eles procurarem corretamente. Ensine-os.









*Eles indo jogar o Mistério do Sonhos. Jogo vinculado ao livro Buriti da Editora Moderna.




Espero que estas dicas contribuam com sua prática, sei que algumas você já conhece algumas delas.
Se você tiver outra dica deixe-a no comentário abaixo!







Beijos da Tia Rê!


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sejam Bem-Vindos!

Olá,
Está é a postagem inicial.
Vamos nos conhecer melhor? Bom, eu sou Renata Stefânia professora graduanda em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FFP. Estou no último período, melhor só faltam duas matérias e a monografia cujo tema está relacionado ao letramento literário. Já trabalho com a Educação Infantil desde os dezesseis anos. Sempre tive a convicção de que seria professora. Minha vida profissional se divide entre o mundo das letras, minha turma do 1° ano a antiga classe de Alfabetização, meus Bloggers, minhas páginas no face, o ministério infantil da minha igreja e a a secretaria da Associação de Educadores Cristãos Gonçalenses. Venho colecionando e dividindo experiências de práticas diferenciadas para ensinar a ler e escrever. Os estudiosos e pesquisadores que me norteiam são: Paulo Freire, Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Neusa Sorrenti, Josette Jolibert, Armando Gens.
Tenho trabalhado duro nessa pesquisa e colocado em prática com meus alunos do 1° ano. No total são onze alunos e três com necessidades especiais: dois imperativos, um que já sabe ler porém não se concentra nas atividades e outro que ainda está em desenvolvimento na leitura e escrita e uma aluna com Distúrbio de linguagens que está lendo e tem me surpreendido. Bom se quiser conhecer mais do meu trabalho é só me seguir e participar deste Blogger. Você é muito bem-vindo.
 Você também  pode deixar  ideias e comentários.












      








      Beijos da Tia Rê!